Teatro Especial do Flor de Infesta.
O trabalho do Flor de Infesta com este grupo visa como objetivo demonstrar a relevância e o contributo das artes, neste caso específico do teatro, para o desenvolvimento da linguagem, da autonomia, e autoestima, das pessoas com deficiência, e a sua integração na sociedade.
Devido a dificuldades económicas e socioculturais, nem todos os cidadãos com deficiência têm capacidade para usufruir deste tipo de educação informal, nem as associações que promovem este modelo de ensino, têm capacidade estrutural para alcançarem o “público-alvo”.
Felizmente, e, graças á Câmara Municipal de Matosinhos o Flor de Infesta conta a partir deste ano com um apoio que permite manter vivo este grupo e dotar o Flor de alguns equipamentos para dinamizar ainda mais estes seres humanos.
Porque nem tudo é teatro, nos últimos quatro anos o Flor de Infesta, levou os seus “artistas especiais” a conhecer um pouco o mundo á sua volta.
Fomos:
– Casa da Música,
– Museu Soares dos Reis,
– Museu de Arte Contemporânea de Serralves,
– Palácio da Bolsa,
– Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
Estas aventuras não teriam sido possíveis, sem o empenho da Professora Sónia Magina e do presidente João Moreira.
O Grupo de Teatro Especial do Flor de Infesta teve a honra de no âmbito da 36ª edição do FETAV – Festival de Teatro Amador de Valbom abrir o certame com a peça “O Segredo da Floresta”.
O Flor já está a preparar a próxima aventura com este grupo e a próxima peça.
O Flor de Infesta agradece á Câmara Municipal de Matosinhos na pessoa do Sr. Vice Presidente – Dr. Carlos Mouta, o protocolo e na aposta feita neste grupo de teatro.